Uberlândia, florescente cidade do Triângulo Mineiro, está refletindo em seu casco urbano seu desenvolvimento e dinamismo econômico. Com o crescimento do setor de serviços, a necessidade de espaços comerciais e de escritórios está aumentando. Novos projetos de prédios e imóveis corporativos estão surgindo nesta que é a segunda maior cidade de Minas Gerais, apenas atrás da capital Belo Horizonte.
Innovatti Center
De acordo com uma publicação recente do G1 do Globo, está sendo lançado em Uberlândia o Innovatti Center, que será um “edifício corporativo com 18 andares”, com investimento de 40 milhões de reais e inauguração prevista para 2023. O Innovatti Center se situa no bairro Granja Marileusa.
Os espaços corporativos terão entre 25 e 432 metros quadrados, podendo servir aos mais diversos tipos de negócios e empresas. Haverá bicicletário, sabendo da preferência cada vez maior dos mineiros por um estilo de vida mais saudável e ecológico. Não faltarão salas de reuniões espaçosas, quatro elevadores e cerca de 250 vagas para estacionar (pois nem todo o mundo poderá chegar de bicicleta).
O projeto inclui controlo térmico natural, tendo em conta a exposição solar do edifício, e cobertura com painéis fotovoltaicos para gerar energia. A sustentabilidade do edifício, junto com a necessidade econômica de evitar altos custos de manutenção, é uma prioridade para os promotores do projeto.
A iniciativa vem de Belo Horizonte. A empresa construtora é a Altti, bem renomada por seus projetos de qualidade na capital mineira, e o projeto do escritório belo-horizontino Dávila Arquitetura.
Granja Marileusa
Já o convite partiu do Grupo Algar, para quem a Altti construiu seu edifício-sede. O Grupo Algar tem uma relação muito próxima com o bairro Granja Marileusa, considerado o primeiro bairro estruturado de Uberlândia, na Zona Leste. O conceito pretende implementar uma ideia de comunidade sustentável, desde a proteção do meio ambiente até à forma como a comunidade se relaciona consigo própria.